Casa em Ansião

Habitação / Moradia Unifamiliar

Ansião

Trabalho em curso

 

O Nuno e a Cláudia trabalhavam fora de Portugal, um pouco por todo o mundo, e tinham como objetivo regressar à sua terra natal e construir uma casa. Num terreno com 12 500 m2 tínhamos apenas 776 m2 de área para construção. Esta parcela encontra-se no limite Norte do terreno, adjacente a uma estrada e caminho secundário. Esta área descrevia-se por um afloramento rochoso pontuado por carvalhos e oliveiras. De forma a ferir o menos possível o terreno e tirar partido das características do mesmo - a casa deveria "assentar" nas rochas, virar costas à estrada e relacionar-se com o próprio terreno.

A casa vai viver do alpendre que "levita" por cima das rochas, poderíamos dizer que primeiro se desenhou o alpendre e depois a casa. Temos um volume estreito com uma cobertura de pendente leve que acompanha a suave inclinação do terreno, toda a casa vive virada para o terreno ligada através do generoso alpendre que faz a transição entre o dentro e o fora.

Foi depois de muitas reuniões, que se afinou os interiores, os materiais e tons de acabamentos. A casa chegou a ter 2 pisos, a relação da cozinha com a sala andou entre fechada, aberta e semiaberta, etc., surgiram várias versões da casa em resultado de diferentes estudos e abordagens aos diferentes espaços que se pretendiam. Acreditamos que a versão final que acabara por ser construída é a melhor versão de todas.

Trabalhos realizados: Estudo Prévio + Licenciamento + Projeto de Execução + acompanhamento de obra

3D: © Mariana Cidade + Ricardo Branco

Fotos: © Ricardo branco